BAÚ DA SECRETÁRIA

Blog para compartilhar dicas úteis para o dia-a-dia da Secretária, achados interessantes e outras coisas legais.

O que é ser Secretária?

12 de abril de 2009

 Encontrei no Portal da Secretária Digital, esse  artigo interessante :

 Ser Secretária

Por Mirian Nasser Gomes
Como você definiria uma secretária? O que é ser secretária para você?
Se você tivesse de contratar uma secretária para você ou para sua empresa como ela seria? Seria parecida ou totalmente diferente de você? Por quê?
 
Não dê aquelas definições aprendidas em cursos, palestras ou aqueles “chavões” repetidos pelos professores. Dê somente a sua definição, que, com certeza, será única.
 
Aos seus olhos, como sua empresa vê a profissional de Secretariado? Ela contribui para seu crescimento profissional e tem planos de carreira para você ou só investe em cargos estratégicos e naqueles que trazem lucro para a empresa?
 
A partir dessa análise, você poderá perceber qual é verdadeiramente seu papel na empresa e se esse modelo lhe traz satisfação e realização.
 
Toda empresa tem um perfil desenhado para cada funcionário quando quer contratá-lo. Mas, já notaram que, quando se trata de secretárias e profissões afins, a exigência é infinitamente maior e o perfil muda consideravelmente de uma empresa para outra? Muitas vezes, até dentro da própria empresa, nos deparamos com secretárias exercendo atividades totalmente distintas quando analisamos com quem e para qual departamento trabalham.
 
Não devemos nos esquecer de que, muitas vezes, não é a experiência técnica, e sim as competências pessoais que determinam a contratação ou até mesmo a demissão de muitas secretárias.
 
Será mesmo que existe uma secretária tão completa assim? Algumas são excelentes no aspecto pessoal, mas deixam muito a desejar no profissional e vice-versa.
 
Como será que você adquiriu o “famoso” equilíbrio emocional frente às dificuldades e pressões? Conseguiu graças à prática da ioga, com os florais de Bach, horas de terapia, orações e mantras, calmantes ou com a leitura dos livros do Dalai Lama?
 
Afinal, somos frágeis como qualquer outra pessoa e também temos “dias difíceis” de vez em quando. Somos todos humanos, temos defeitos e sabemos disso.
 
Como tantos outros profissionais, temos pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados a cada dia. Detalhe: a cada dia! Difícil, não é mesmo?
 
Já trabalhei em inúmeras empresas de diferentes ramos de atuação e, em cada uma delas, convivi com secretárias de vários perfis, algumas, inclusive, realizavam ainda aquelas tarefas tradicionais que são tão criticadas por secretárias mais dinâmicas e modernas. Mas, por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda existem empresas que não querem secretárias que executem funções além das já tradicionalmente conhecidas porque acham que elas ficarão desmotivadas com a rotina ou tentarão novas oportunidades dentro ou fora de seu local de trabalho.
 
Em tais empresas, um currículo que registre apenas um curso de Secretariado ou uma faculdade de Secretariado Executivo, feito há anos, já basta! Nesses locais é inútil perder tempo e dinheiro estudando e se desenvolvendo com cursos que não sejam voltados exclusivamente à área secretarial. Só vale a pena se você estiver pensando em mudar de emprego, de profissão ou se for por uma realização íntima de sua parte.
 
Eu mesma já fui eliminada de alguns processos nas consultorias e nas empresas quando dizia que minhas atribuições iam além das tradicionalmente conhecidas. Com isso, os selecionadores me descartavam dizendo que não estava no perfil que procuravam e que não me sentiria feliz no cargo proposto.
 
Por isso, fique bem atenta às oportunidades! Na entrevista, nunca deixe de perguntar se há um plano de cargos e salários e perspectiva de crescimento para os funcionários da empresa, em especial às secretárias. Com essa resposta, você saberá definir se esta empresa é a que procura.
 
Existem secretárias que, definitivamente, não querem sacrificar a família por um salário um pouco melhor ou mesmo não querem realizar funções além das já conhecidas por ela, talvez por acomodação, insegurança ou desinteresse mesmo. O fato é que isso ocorre e é um direito de qualquer profissional fazer sua escolha.
 
Você, que é secretária, já notou que, dependendo da pessoa, quando você comenta que é secretária, esse alguém expressa um certo desinteresse e apatia? Por outro lado, se você mudar a nomenclatura e disser que trabalha como assistente, assessora ou algo do tipo, a fisionomia muda e o comentário dessa mesma pessoa torna-se totalmente diferente e mais motivador? Algumas, até evitam dizer que são secretárias para evitar certos constrangimentos desnecessários.
 
Com certeza, para quem já passou por essa experiência sabe o que quero dizer!
 
Embora muitos ainda não tenham notado, a secretária conhece todos os colaboradores da empresa, suas funções e sabem até dizer quem é ou não competente para o trabalho que executam. Existem chefes que sempre consultam suas secretárias na hora de contratar, demitir e, principalmente na hora de promover alguém.
 
Como a secretária conhece quase todo mundo na empresa e é tida como imparcial, é comum seu superior perguntar-lhe sobre o comportamento e desempenho de algum colaborador. Muitas vezes, ela está mais apta a acertar em seu comentário que o próprio RH. Talvez, por estar tão próxima a esses profissionais, ela desenvolve olho clínico para isso. Que me desculpem os profissionais de RH.
 
Não é raro encontrarmos bajuladores, interesseiros e falsos amigos rondando as secretárias com o intuito de tirar proveito de alguma situação, descobrir algo sigiloso ou mesmo tentar se aproximar do principal executivo da empresa.
 
Convivi com uma secretária que, após observar o comportamento e o desempenho de algum funcionário, sabia dizer se o mesmo teria sucesso na empresa ou não. Sinceramente não sei se ela tinha algum dom sobrenatural, mas o incrível é que sempre acertava. Eu costumava brincar dizendo que ela deveria mudar de profissão, tornar-se psicóloga, trabalhar em RH ou, em último caso, fazer cursos esotéricos porque sua sensibilidade e perspicácia eram fora do comum. Ela era muito observadora e isso a ajudava a acertar em seus comentários.
 
Outro fato interessante foi que, uma vez, uma gerente veio me cumprimentar pelo dia da Secretária e eu lhe disse que não ligava para essas coisas; que não deveria existir um dia só para a profissional de Secretariado, mas que, logicamente, gostava de ser lembrada pela data, elogiada e receber presentes. Então ela me disse que eu deveria sim valorizar e comemorar a data porque só mesmo uma secretária para ter tanta paciência com os chefes e que, por isso, ela nutria, por todas, uma grande admiração.
 
Depois desse comentário, percebi que ela tinha razão. Será que existe algum outro funcionário com tanta disponibilidade, dedicação, eficiência e atenção para qualquer serviço e eventualidade, além da secretária?
 
Foi então que me lembrei de um dia ter recebido e lido a oração da Secretária. Será que precisamos mesmo de oração? Existe oração para qualquer outro profissional?
 
Cada secretária sabe definir bem o que é ser secretária. Portanto, não importa se você é ou está secretária. O essencial é que seja, antes de mais nada, você mesma e se respeite acima de tudo.
 
Sinta orgulho de sua profissão e procure se desenvolver cada vez mais, seja como profissional e como pessoa. Faça cursos ligados à área, participe de palestras e, principalmente, converse com outras colegas para conhecer as vantagens e desvantagens que esta profissão lhe reserva.
 
Algumas empresas enxergam na secretária uma profissional essencial para o bom andamento da empresa. É valorizada e respeitada como qualquer outro funcionário dedicado. Outras, porém, vêem a secretária como um ser sem raciocínio lógico, sem voz ativa e personalidade. E, por fim, existem aquelas que são verdadeiramente reconhecidas pela chefia ou departamento em que trabalham.
 
Além disso, existe um fato engraçado de que, às vezes, entre secretárias, algumas se sentem verdadeiros "ETs" por não conseguirem se enturmar ou discutir assuntos do agrado e do interesse geral.
Dêem uma oportunidade a elas e verão do que são capazes!
 

Afinal, como em outras profissões, também nessa atividade, não há lugar para amadores!

9 Comentários »

  1. Comentário por Marlene Draganov — 15 de abril de 2009 (19:26)

    Olá Maria, sempre trazendo assuntos interessantes em?

    Algumas empresas entendiam o salário de uma secretária como custo operacional, no entanto, uma secretária com boa educação de base, ética, que tenha atitudes positivas , se comportando sempre com elegância, é capaz de motivar os colegas, manter a união do grupo, resultando em lucros para a empresa.

  2. Comentário por Juliana Costa — 16 de fevereiro de 2010 (0:00)

    Tenho 25 anos,e estou fazendo um curso de inglês e espanhol.
    Nunca trabalhei como secretaria,minha unica experiência
    é em call center,e atualmente trabalho como recepcionista.
    Quero fazer faculdade,mas na verdade estou completamente
    em duvida,entre letras e secretariado.
    Bom! vou explicar
    Letras porque sou apixonada por livros,adoro lêr e gosto muito mais muito mesmo da área de comunicação.
    Adoro a lingua portuguêsa entre outras,tanto que estou no curso de idiomas.
    Agora o secretariado me chama muita atenção primeiro pelo salário,depois porque gosto de trabalhar com o publico,a final onde tem comunicação é comigo mesma.
    E também acho uma profissão muito linda, geralmente as secretarias são sempre muito elegantes,inteligentes,e a cima de tudo super comunicativas.
    E a final não é uma mera profissão,é a profissão
    Espero que possam me ajudar,preciso me achar melhor.
    Eu entrei neste site e li sobre o que vocês falam sobre esta área…me ajudem por favor!
    Atencioasamente: Juliana Costa

  3. Comentário por Amanda — 28 de maio de 2010 (16:31)

    Oi,tenho 15 e estou fazendo curso em Tecnico em Secretáriado-RH.
    Tenho boa aparencia, sou muito eficiente,sou responsavel, sempre procuro executar os trabalhos que me são confiados com muito esmero.
    Tenho conhecimentos básicos nessa area, no decorrer deste curso tecnico que estou fazendo irei me aperfeiçoar mais na profissão que pretendo seguir.

    Obrigado!!

  4. Comentário por Jociane Braun — 28 de junho de 2010 (17:09)

    Olá! Estou fazendo um curso Técnico em Secretáriado e gostaria de receber alguma dica(um assunto) para fazer meu trabalho de conclusão.
    Se puder ajudar agradeço.
    Obrigada!

  5. Comentário por Alessandro — 2 de outubro de 2010 (11:39)

    oque vc espera do curso de secretariado

  6. Comentário por Karen — 20 de janeiro de 2011 (19:04)

    Olá, sou secretaria executiva formada e tenho Inglês e Espanhol intermediários! Estou me aperfeiçoando cada vez mais nos idiomas!Tenho experiência na área e na última empresa eu era secretaria da Vice presidência.. Bom, mas as vezes não adianta ter nada disso se vc OU for solteira OU for casada OU ter namorado sério OU ser casada recentemente!!!! gente..´parece absurdo, mas para nós secretarias está cada vez mais difícil passar nas seleções.. cada empresa exige uma coisa diferente e vc as vezes perde oportunidades por causa de “detalhes” ridículos.. É claro que ngm quer contratar uma secretaria e dalí 6 meses ela ficar grávida e dar uma baita dor de cabeça para empresa, mas peraíii né??? vamos valorizar oq deve ser valorizado!!! a relação do executivo para com a secretaria e vice versa é de confiança total! nada comouma conversa clara e objetiva para identificar os planos da profissional e não nos tratar como LOUCAS QUE SÓ PENSAM EM TER BEBES E SAIR DE LICENSA MATERNIDADE

  7. Comentário por Ermelinda L.Lundungo — 22 de agosto de 2011 (11:26)

    o meu comentario vai principalmente as secretarias que namoram com os seus chefes para adquirirem alguns trocos a amais. é lamentavel porque são cauasas que no meu entender fasem com que seus parceiro acabam por ter tambem algumas doenças sexualmente transmissiveis

  8. Comentário por Erica Silva — 3 de setembro de 2012 (15:59)

    Olá fiz curso tecnico em secretariado e amei , hj faço inglês e a cada dia que passa mais me apaixono pela profissão…Parabéns ao blog adorei!

  9. Comentário por Mirian Peretiatko — 9 de novembro de 2013 (19:34)

    Olá!
    Trabalho como secretária há uns anos.
    E vou falar que ser secretária não é apenas ter curso e rosto bonito.
    Tem que ter uma postura fiel de confiança e profissional.
    Ler muito, se aperfeiçoar constantemente…
    Ter muita responsabilidade, lealdade, manter sigilo,
    Para quem ainda não sabe, basta ler a Lei de Regulamentação da profissão e a história da profissão, sensacional.

    Ser secretária não é para qualquer pessoa. Tem um perfil! Basta de aprimorar sempre!

Deixe um comentário

Feed RSS dos comentários deste post. URL de TrackBack

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://baudasecretaria.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.